CARTEIRO E O POETA, O

quarta-feira, 4 de novembro de 2009
TÍTULO: O CARTEIRO E O POETA
AUTOR: ANTôNIO SKÁRMETA
ANO: 1996
EDITORA: RECORD
RESENHA
: Este romance narra uma bela amizade entre um poeta e um carteiro.
Mario Jimenéz, morador da ilha Negra no Chile e cansado de ser pescador -profissão que ele nunca gostou de exercer- resolve trabalhar de carteiro, onde seu príncipal cliente é o poeta Pablo Neruda.
O carteiro muito insistente, vais aos poucos tendo uma relação de amizade com o poeta, que ensina ao seu entregador, como encantar a mulher que ele ama -a sua amada beatriz- e ensina o valor das metáforas, onde a cada carta entregue essa amizade vai aumentando.
O livro tem um momento que é muito mágico, que é quando Pablo pede para Mario gravar os sons da ilha, para matar a saudade do lugar enquanto passa uns tempos na frança. Ele procura retratar momentos especiais da ilha como o badalar do sino e até o som do vento na montanha.
Um livro especial para se ler, pois retrata muito bem o valor de uma bela amizade entre pessoas distintas, indico a todos, pois você vai passar a ver o mundo com olhos de um poeta.

By: Danillo Gómez

"Em 1994 foi lançado um filme baseado no livro, vale a pena assitir, mas há mudanças grosseiras na película, onde perde um pouco a essencia do livro, mas tem cenas muito bem retratadas, com uma bela trilha sonora."

0 comentários: